PDA

Ver Versão Completa : Dúvidas a respeito das autorizações de comissão, recebimento e private label

Renato Frota
18-12-2011, 05:46 AM
Bom dia,

eu estou fazendo um site de classificados/anúncios, parecido com o mercado livre. os vendedores criarão contas MoIP e os pagamentos seriam realizados à conta da minha empresa.

a ideia inicial que eu tive, foi de comissionar os vendedores pelas vendas. no entanto, não sei se seria permitido, pois o valor das "comissões" seria maior do que o valor que ficaria na minha carteira (ex: venda de R$ 100, eu repassaria entre R$ 90 e R$ 95 pro vendedor, o que não me parece uma "comissão"... minha empresa é quem é a comissionada da história).

além disso, no caso de um estorno, como ficaria? eu estornaria os R$ 100 da minha conta e o comissionado continua com o lucro da venda? qual a regra para os comissionados no caso de estornos?

depois, pensei que eu pudesse ser o comissionado, mas aí esbarro no fato que eu precisaria autorizar cada um dos novos vendedores, um por um, a me enviarem comissões (além de eu precisar criar um método de impossibilitar compras com produtos de vendedores diferentes no carrinho, já que não teria como ir uma parte para cada vendedor e eu receber a comissão dos dois - precisaria de duas transações distintas).

então eu vi as opções de permissão para "receber pagamentos em meu nome" e "private label". gostaria de entender melhor como essas opções funcionam (e qual o prazo e regras de repasse(dias floating)/estorno, tanto nelas quanto para as comissões).

agradeço muito uma resposta ágil !!

Renato Frota
18-12-2011, 05:52 AM
Adicionando informação:

meu modelo de negócio seria similar a esse: http://labs.moip.com.br/2011/07/21/veja-como-o-moip-viabilizou-o-entregador/

Obs: a API de remessa não parece resolver minha situação, pois pretendo que os vendedores possam ver no próprio MoIP o saldo bloqueado/disponível assim que fizerem a venda, para se sentirem mais seguros. O fato não é nem a dificuldade de criar um saldo do vendedor em nosso sistema, mas simplesmente porque seriam passos demais entre a venda > remessa > resgate moip. O nosso projeto é que vá direto para a conta MoIP.

Grato

mario.dias
19-12-2011, 11:45 AM
Olá Renato,

Nos possuimos uma solução para os eu modelo de negocios, ao meu ver, o mesmo é um marketplace correto?

Neste caso, basta que a sua conta tenha a ferramenta super integrador ativada, a mesma permite que você comissione e seja comissionado sem precisar autorizar ou ser autorizado, alem disso, você poderá definir recebedores para as transações em questão.

O estorno, caso ocorra, é efetuado diretamente da carteira identificada como "Recebedora".

Acesse: http://labs.moip.com.br/?s=super+integrador para obter acesso a todos os artigos relacionados a ferramenta "Super Integrador".

^^

Renato Frota
21-12-2011, 01:56 AM
Olá, Mario.

Estivemos repensando o projeto... talvez receberemos nós mesmos (em nossa carteira) o dinheiro e, conforme os usuários que realizaram as vendas forem qualificados pelos compradores, enviaremos o dinheiro via Remessa para os vendedores (nossa, que clone do ML, rsrs).

Mas, para isso, por favor, explique-nos um pouco melhor como funciona a API de Remessa. O dinheiro estando disponível em nossa carteira, terá algum custo para nós ou para o vendedor que recebe o pagamento? Pois, se houver custo, o mais interessante seria usar nosso token e a carteira do próprio vendedor como recebedora (e a nossa como comissionada), para não pagarmos duas transações para o MoIP.

Aí, implicam detalhes como:

- possibilidade de bloquear ou estornar os recebimentos do vendedor, em caso de reclamação dos compradores dentro dos 14 dias de repasse (e fora deles)
- possível custo que isso geraria
- se a nossa comissão seria estornada para o cliente juntamente para complementar o valor total do pagamento (como um "ctrl+z"), ou se o valor total sairia da conta do vendedor

Obrigado.

mario.dias
21-12-2011, 05:07 PM
Olá Renato,

Seguem orientações:

-Somente o vendedor tem autonomia para estornar pagamentos e para reclamações e disputas, apena so MoIP poderá bloquear os valores;

-Não há custo adicional;

-Somente o vendedor arcará com as taxas, o comissionado recebe o valor isento das mesmas.

Renato Frota
21-12-2011, 05:32 PM
Olá Renato,

Seguem orientações:

-Somente o vendedor tem autonomia para estornar pagamentos e para reclamações e disputas, apena so MoIP poderá bloquear os valores;

-Não há custo adicional;

-Somente o vendedor arcará com as taxas, o comissionado recebe o valor isento das mesmas.

Agradeço sua resposta, Mario, mas estou sentindo pouca segurança, não está ajudando muito na minha decisão sobre qual método utilizar.

Vamos por partes...

por favor, explique-nos um pouco melhor como funciona a API de Remessa. O dinheiro estando disponível em nossa carteira, terá algum custo para nós ou para o vendedor que recebe o pagamento?

1. Essa pergunta foi a respeito das Remessas. Não há custo?

2. E uma dúvida que surgiu agora: imagino que não seja possível, mas não custa confirmar... é possível fazer estorno de transações remetidas (pela API ou através de disputa MoIP)?

Agora, a outra face da moeda...

Pois, se houver custo, o mais interessante seria usar nosso token e a carteira do próprio vendedor como recebedora (e a nossa como comissionada), para não pagarmos duas transações para o MoIP.

Aí, implicam detalhes como:

3- possibilidade de bloquear ou estornar os recebimentos do vendedor, em caso de reclamação dos compradores dentro dos 14 dias de repasse (e fora deles) - via API ou via disputa manual
4- possível custo que isso geraria (estorno)
5- se a nossa comissão seria estornada para o cliente juntamente para complementar o valor total do pagamento (como um "ctrl+z"), ou se o valor total sairia da conta do vendedor

Todas essas perguntas são a respeito do uso do nosso token, nossos vendedores como "recebedor" e nossa carteira como "comissionada".

Eu numerei, e modifiquei levemente o texto. Agradeço se puder responder uma a uma.

Desculpa a chatisse, é que PRECISO entender os pormenores para poder TRABALHAR com o MoIP.

Obrigado.

mario.dias
21-12-2011, 06:09 PM
Boa Noite Renato,

Seguem orientações:

1 - Todos os custos das transações (taxas e o custo por envio de remessa) sempre são cobradas da conta do vendedor;

2 - Toda transação é passivel de estorno, os mesmos hoje só podem ocorrer ou via Disputa ou via MoIP (no caso de nossos analistas estornarem diretamente no sistema), via API ainda não é possivel.

3 - Somente o vendedor tem autonomia para estornar pagamentos e para reclamações e disputas, apena so MoIP poderá bloquear os valores;

4 - Não há custo adicional;

5 - Somente o vendedor arcará com as taxas, o comissionado recebe o valor isento das mesmas.

mario.dias
21-12-2011, 06:10 PM
Haaaa o custo da remessa hoje é de R$1,49 + 2,9%

^^

Renato Frota
21-12-2011, 08:30 PM
editado para preservar privacidade do projeto

mario.dias
12-01-2012, 11:24 AM
Olá Renato,

Ao cobrar juros do cliente, o MoIP cobrará as taxas sobre o valor total da transação (com os juros que você passou)e você poderá escolher entre recimento a vist aou parcelado (sendo que recebimento a vista possui uma taxa adicional de 1.99% sob cada parcela da compra).