Classificação de Cancelamento

+ Versão 04/10/2012 ativo English version

Para que você possa tratar um pagamento cancelado da melhor maneira possível, o Moip criou as classificações de cancelamento, baseadas nas respostas que recebemos dos bancos.
Esta classificação é uma maneira de auxiliá-lo a entender o motivo de cada cancelamento e, ao mesmo tempo, orientá-lo como tratar cada caso. Você pode receber a classificação do cancelamento por meio do NASP (Notificação Automática de Status de Pagamento), da API Consultar Instrução, do email de notificação ou ainda nos detalhes da transação na Conta Moip.
Saiba mais sobre as ferramentas de Acompanhamento de Transação.

Na ferramenta de acompanhamento da transação você vai receber o código Moip e a Classificação. Abaixo, temos a lista das classificações possíveis de um cancelamento no Moip, com recomendações e sugestões de mensagem de exibição para o comprador.
Esta tabela é atualizada na medida que novas classificações ou recomendações são verificadas.

Como utilizar este recurso?

É possível recuperar essa informação adicional das seguintes maneiras:

Tabela de classificações

ID
Classificação
Descrição
Oportunidade de Recuperação
1
Dados inválidos
Os dados digitados pelo Comprador estão incorretos: Número do Cartão, CVV ou Data de Vencimento.
Solicite ao Comprador verificar os dados informados e corrigí-los para concluir a compra.

Sugestão de mensagem ao comprador: “Dados informados inválidos. Você digitou algo errado durante o preenchimento dos dados do seu Cartão. Certifique-se de que está usando o Cartão correto e faça uma nova tentativa.”
Alta
2
Falha na comunicação com o Banco Emissor
Houve uma falha na comunicação com o Banco, o Comprador deve fazer uma nova tentativa.
Solicite ao Comprador tentar novamente. Caso não consiga, sugira outra forma de pagamento.

Sugestão de mensagem ao comprador: “Houve uma falha de comunicação com o Banco Emissor do seu Cartão, tente novamente.”
Alta
3
Política do Banco Emissor
Transação não autorizada pelas políticas do Banco Emissor. Dentre os possíveis motivos estão: análise de risco, comportamento de compra ou outro motivo semelhante. O Comprador deve entrar em contato com o Banco Emissor antes de tentar novamente.
Solicite ao Comprador entrar em contato com o Banco parar liberar a transação e, depois, peça para concluí-la.

Sugestão de mensagem ao comprador: “O pagamento não foi autorizado pelo Banco Emissor do seu Cartão. Entre em contato com o Banco para entender o motivo e refazer o pagamento.”
Média
4
Cartão vencido
A validade do Cartão foi excedida.
Ofereça outro meio de pagamento ao Comprador. Exemplo: outro Cartão, Boleto ou Transferência.

Sugestão de mensagem ao comprador: “A validade do seu Cartão expirou. Escolha outra forma de pagamento para concluir o pagamento.”
Alta
5
Transação não autorizada
O Banco Emissor não autorizou a compra. Um dos motivos possíveis é a falta de limite do Cartão para concluir o pagamento.
Ofereça outro meio de pagamento para a compra ser finalizada.

Sugestão de mensagem ao comprador: “O pagamento não foi autorizado. Entre em contato com o Banco Emissor do seu Cartão.”
Média
6
Transação duplicada
O pagamento já foi realizado por outra transação.
Informe o Comprador que a compra já foi concluída. Caso ele não encontre o outro pagamento, peça para entrar em contato com o Vendedor.

Sugestão de mensagem ao comprador: “Esse pagamento já foi realizado. Caso não encontre nenhuma referência ao pagamento anterior, por favor entre em contato com o nosso Atendimento.”

7
Política do Moip
A transação possuía um risco muito elevado e, após os procedimentos de análise, ela foi negada.

Sugestão de mensagem ao comprador: “O pagamento não foi autorizado. Para mais informações, entre em contato com o nosso atendimento”
Média
8
Solicitado pelo Comprador
O Comprador solicitou o cancelamento da transação diretamente ao Moip.
Entre em contato com o Comprador para entender o ocorrido.

9
Solicitado pelo Vendedor
O Vendedor solicitou o cancelamento da transação diretamente ao Moip

10
Transação não processada
Houve uma falha na comunicação do Moip.
Solicite ao Comprador tentar finalizar a compra novamente. Caso ele não consiga, informe o Moip do ocorrido.

Sugestão de mensagem ao comprador: “O pagamento não pode ser processado. Por favor, tente novamente. Caso o erro persista, entre em contato com o nosso atendimento”
Alta
11
Desconhecido
Houve uma falha desconhecida no Banco Emissor.
Informe o comprador que houve uma falha desconhecida no Banco Emissor. Caso o erro persista, entre em contato com o Moip.

Sugestão de mensagem ao comprador: “Houve uma falha de comunicação com o Banco Emissor do seu Cartão, tente novamente.”
Média
12
Política de segurança do Banco Emissor
O Cartão foi negado e não será possível concluir a compra com este Cartão.
Informe o Comprador que houve um problema em seu Cartão e ele deve entrar em contato com o Banco para entender o ocorrido.

Sugestão de mensagem ao comprador: “Pagamento não autorizado para este Cartão. Entre em contato com o Banco Emissor para mais esclarecimentos.”
Baixa
13
Valor inválido
A transação possui um valor inválido para o Banco Emissor: valor total da transação está abaixo do mínimo (menor que 1 real); valor da parcela da transação está abaixo do mínimo (5 reais); Valor total da transação é muito alto (exemplo R$999.999,00).
Entre em contato com o Moip para esclarecer esse aspecto da sua integração.

Sugestão de mensagem ao comprador: “Pagamento não autorizado. Entre em contato com o Atendimento e informe o ocorrido.”

14
Política de segurança do Moip
O Cartão foi negado e não será possível concluir a compra com este Cartão.
Informe o Comprador que houve um problema em seu Cartão e ele deve entrar em contato com o Banco para entender o ocorrido.

Sugestão de mensagem ao comprador: Pagamento não autorizado
Baixa

Caso tenha dúvidas ou sugestões, entre em contato com integracao@moip.com.br

Equipe Moip Labs


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